VII Encontro da Liga de Astronomia

Local: UPEA (Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental) do CEFET-Campos - Localizado na BR-356 antes do distrito de Barcelos.

Obs: No dia 9/12/2007 (domingo) o evento ocorrerá no município de São João da Barra

Programação:

Dia 07/12/2007 (Sexta-feira)

Credenciamento – A partir das 17:00h no local do evento.

19:00h – Abertura
Participantes: Diretor do UPEA, diretor do Espaço da Ciência de São João da Barra, presidente da Liga de Astronomia, Vice-Presidente de Divulgação Científica da Fundação CECIERJ, representantes do Clube de Astronomia de Niterói Mário Schenberg, do Clube de Astronomia Louis Cruls, da Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto, do Clube de Astronomia de São Gonçalo Leonardo Da Vinci, do Clube de Astronomia Marcos Pontes, do Clube de Astronomia Nação Mangueirense e do Grupo de Estudos Astronômicos da Serra do Caparaó.

Comemoração do dia do Astrônomo e abertura da Exposição "Ao Infinito e Além" em comemoração aos 50 anos da conquista do espaço (Parte do acervo do Clube de Astronomia de São Gonçalo).

19:30h – “O novo sistema-solar e a criação do dia do astrônomo no estado do Rio de Janeiro” – Prof. Marcomede Rangel Nunes (Observatório Nacional)
20:30h
– “O aquecimento da Terra: Causas antropogênicas “ – Prof. Raul Figueira (Presidente da Liga de Astronomia)

Dia 08/12/2007 (Sábado)

Durante o dia ocorrerão sessões no Planetário Inflável da Fundação CECIERJ.

9:30h – “O Sol e o aquecimento global” – Marcelo de Oliveira Souza (Clube de Astronomia Louis Cruls/CEFET-Campos e UENF)
10:30h
– “Introdução aos Meteoritos” – Prof. Gílson Nunes (Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (MG))

12:00h – Almoço.

14:00h – “A Inserção da astronomia como disciplina curricular de ensino médio.” – Prof. Cláudio André Dias (Clube de Astronomia Louis Cruls/CEFET-Campos)
14:30h
– “A Poluição Luminosa no município de Campos dos Goytacazes” – Prof. Carlos Henrique Oliveira Precioso (Secretaria de Meio Ambiente de Campos dos Goytacazes)
15:00h
– Relatos das atividades desenvolvidas pelos clubes membros da Liga de Astronomia. "Astronomia, arte e mitologia no ensino fundamental" - Profa. Adriana Bernardes (Clube de Astronomia Marcos Pontes)
15:45h
– Intervalo

16:00h
– Oficinas e Mini-Cursos

Noções básicas de AstrobiologiaProf. Márcio dos Santos Teixeira Pinto (Clube de Astronomia Louis Cruls/CEFET-Campos)
O Sistema Solar em Escala Profa. Noeli Piedade de Almeida (Clube de Astronomia Mário Schenberg e Clube de Astronomia de Magé)
Montagem de Modelos EspaciaisProf. Milton Cesar V. Machado (Clube de Astronomia de São Gonçalo Leonardo Da Vinci)
O ciclo evolutivo da Cosmologia desde a antiguidade até a era moderna Prof. João Batista Lannes (Clube de Astronomia Louis Cruls/CEFET-Campos)
Noções Básicas de Astronomia – equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls/CEFET-Campos.

17:30h – Intervalo

18:00h – “O espaçomodelismo” - Eliabe Bastos Banca e Gédson de Almeida Ferreira (núcleo de espaçomodelismo do Clube de Astronomia Louis Cruls/CEFET-Campos)
Lançamento dos foguetes Explorador II e Goytacazes IV

21:00h – Observação do Céu (se o tempo permitir) e confraternização.

Dia 08/12/2007 (Domingo)

9:00h – Visita ao Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação de São João da Barra.
11:30h
– Reunião Plenária.
12:00h – Almoço.

Todas as atividades são gratuitas.
O número de vagas é limitado.
Há alojamento gratuito disponível.
Os interessados devem se
inscrever até a quarta-feira dia 05/12/2007

Organização: LIGA DE ASTRONOMIA

Realização: UPEA / CEFET-Campos