Programação - Janeiro de 2009

A sede do Clube fica no Centro Cultural Vila Lage (CCVL)
Trav.Bernardina, 133 – Neves - São Gonçalo
Telefone de Contato 0xx21 2624-1925 ou 0xx21 9102-0202

Observação publica do céu toda quarta-feira das 19hs as 22hs – no CCVL

Dia 1º observação solar – Participação da campanha "Alvorada do IYA2009"
das 10h as 12hs e das 15hs as 18hs.

Local: Praça dos Ex. Combatentes.

R. Dr. Francisco Portela, na altura do nº 1470
Patronato - São Gonçalo - RJ
em frente a FAPERJ – UERJ - SG.

Coordenação: Milton Machado

Reporte da observação:

Equipe: Graça Costa Velho e Milton Machado

Devido ao feriado e ao tempo nublado, tivemos em nossa Observação Solar um numero reduzido de pessoas, aproximadamente 27, que olharam nos momentos em que o Sol surgia entre as nuvens. Com tudo o interesse pelo ano Internacional da Astronomia foi grande e aproveitamos para convidar as pessoas para participarem do evento da Abertura oficial na cidade no dia 19.

Veja abaixo algumas fotos:

Dia 19 abertura oficial das atividades do Ano Internacional da Astronomia na cidade de SG, observação do céu, exibição do documentário "Eyes on the Sky" (De Olho no Céu). Conforme previsto pelo projeto internacional e exposição de modelos espaciais do Sputnik ao Ônibus Espacial, das 18hs as 22hs. Estaremos também fazendo o lançamento do nosso documentário de divulgação do IYA 2009, intitulado “A Revolução dos Astros – Um Convite dos Clubes de Astronomia” (trailer em http://www.youtube.com/v/Jcs5EPt0RAo). Contaremos também com a apresentação dos músicos do projeto Tocando a Vida.

Local:

Auditório do Instituto Cultural Brasil- Estados Unidos (ICBEU)
Rua Dr. Francisco Portela, 2772, Centro/São Gonçalo. RJ
A entrada é franca, e mais informações podem ser obtidas
nos telefones 2624-1925 / 9102-0202

Reporte do evento:

Em São Gonçalo a abertura do ano internacional foi no dia 19, na galeria de arte do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos. Iniciamos as atividades exibindo nosso documentário A Revolução dos Astros “um convite dos clubes de astronomia” produzido pelo Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci visando mostrar a importância deste tipo de trabalho e foi muito aplaudido. Seguimos com apresentação do Projeto Tocando a Vida com músicas clássicas de Vila Lobos, Bach entre outras. O documentário Eyes On The Skies foi visto atentamente pelos visitantes. A nossa exposição de miniaturas foi uma atração muito interessante e as fotos do sistema solar em 3D atraiu atenção não só das crianças mas também dos adultos que não tardavam a colocar os óculos coloridos e tentar tocar os planetas e satélites que literalmente saltavam aos olhos. A participação do pessoal da AFERJ, fã clube de Jornada Nas Estrelas abrilhantou ainda mais o evento pela beleza do material exposto e alegria dos integrantes. A observação do céu não foi possível devido a chuva. Recebemos um numero aproximado de visitantes estimado em 50 pessoas das quais 34 assinaram o livro.

Fotos:

Organização: Milton Machado e Graça Costa Velho

Dias 21e 23 estaremos realizando a abertura no Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo Da Vinci, com observação do céu, exibição de documentário sobre a vida de Galileu e exposição de modelos espaciais do Sputnik ao Ônibus Espacial, das 19hs as 22hs. Estaremos também fazendo a exibição do nosso documentário de divulgação do IYA 2009, intitulado “A Revolução dos Astros – Um Convite dos Clubes de Astronomia” (trailer em http://www.youtube.com/v/Jcs5EPt0RAo). Também exibiremos o documentário "Eyes on the Sky" (De Olho no Céu). Conforme previsto pelo projeto internacional.

Local: Centro Cultural Vila Lage (CCVL)- Trav.Bernardina, 133 – Neves - São Gonçalo
Telefone de Contato 0xx21 2624-1925 ou 0xx21 9102-0202

Coordenação: Milton Machado