Festa de reabertura do Centro Cultural Vila Lage e

Clube de Astronomia de São Gonçalo - Leonardo Da Vinci

A festa de reabertura do Centro Cultural Vila Lage e do Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo Da Vinci ocorreu neste sábado dia 15 de agosto de 2009.

Nosso telescópio de 400mm de abertura, esperando as primeiras estrelas da noite.

A partir das 18:30hs as pessoas começaram a chegar e não poupavam elogios as novas instalações e a Exposição Paisagens Cósmicas, que pela primeira vez é exibida na Cidade.

O Autor do livro de ficção cientifica A PORTA, Roulien Dias de Castro, estava em nossa biblioteca falando sobre seu trabalho e autografando sua obra para os interessados.

Rouliem Dias de Castro e Sr.Dark

No terraço, Milton Machado, presidente fundador do Clube de Astronomia, recebia os convidados com imagens do céu em diversas magnitudes para a realização da Maratona da Via Láctea.

O telescópio newtoniano de 400mm de abertura proporcionou imagens inesquecíveis de Júpiter e suas Luas Galileanas e ainda da Caixa de Jóias e Alfa Centauro. Muitos nunca tinham olhado ao telescópio e saiam emocionados com as imagens, para eles inéditas até então.

No palco frontal, a Presidente do Centro Cultural Vila Lage, Graça Costa Velho, recebia o projeto Tocando a Vida, realizado pelo Maestro Jacson Prevot do conservatório Carlos Gomes em parceria com o ICBEU (Instituto Cultural Brasil Estados Unidos), as crianças do projeto executaram com demonstração de valoroso talento, obras clássicas e contemporâneas recebendo os calorosos aplausos dos animados visitantes.

Projeto Tocando a Vida

Logo após, a Banda SAMU 192 se apresentou com o melhor da MPB e Pop Rock sem dúvida abrilhantando ainda mais este evento.

Banda SAMU 192

Nos intervalos das apresentações, o sorteio de brindes como, DVD´s, cartas celeste e pôster sobre astronomia foi mais um motivo de alegria para os mais de 100 convidados que participaram da Maratona da Via Láctea.

A presença da AFERJ, Academia da Frota Estelar do Rio de Janeiro, (Fã Clube de Jornada nas Estrelas) com representação oficial realizada pelo Comandante Fundador do fã clube, Henrique Gonzaga, sua família e membros da organização, foi um detalhe que sem dúvida tornou mais evidente a amplitude da influencia da cultura Treker e a astronomia na vida de todos. Além é claro, da grande animação que proporcionaram com sua contagiante alegria.

O DVD “DE OLHO NO CÉU” foi exibido durante todo o evento em nossa sala de vídeo, e apesar de tantos outros atrativos a disposição ainda foi assistido por um numero considerável de pessoas.

Sidney Valle e Malu

A exposição do acervo do Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo da Vinci, miniaturas de veículos espaciais, sistema solar, globo terrestre, lunar, celeste, além da bola de plasma e o simulador de eclipse davam a impressão de que o publico estava em um museu aeroespacial. O sorriso e os elogios foram as marcas registradas desta noite memorável da Cultura Gonçalense.

Graça Costa Velho (Presidente do Centro Cultural Vila Lage) e Milton Machado (Presidente do Clube de Astronomia de São Gonçalo - Leonardo Da Vinci)

Agradecemos o patrocínio da Fundação Akzo Nobel, International Paint, International Tintas, que acreditou na sinceridade do nosso trabalho junto a cidade de São Gonçalo e tornou possível a reforma e ampliação das instalações de nossa instituição. A funcionária Simone Senna, que esteve acompanhando o processo dês do inicio das obras, estava muito emocionada e satisfeita com os resultados impressionantes que pode constatar.

Simone Senna e Graça Costa Velho

Lembramos que o Centro Cultural Vila Lage e o Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo Da Vinci estão de portas abertas, na Travessa Bernardina, 133 Bairro Neves em São Gonçalo, todas quartas e sextas das 19hs as 22hs para receber o publico em geral. Os visitantes podem ver a Exposição em cartaz e ainda os interessados em astronomia, podem fazer a observação do céu através do telescópio, assistir a documentários sobre astronomia e etc.

Todas as atividades são gratuitas. Maiores informações 2624-1925.
www.centroculturalvilalage.com.br

<< Início // anterior >> // Página Inicial