Transito de Vênus - 08/06/2004 - Web Cam + filtro solar
(Um raro fenomeno do Sistema Solar visto na cidade de São Gonçalo - RJ)

A passagem de Vênus diante do sol exerceu fascínio na Terra O mundo parou messe (8/6/2004) para ver Vênus desfilar na frente do Sol.

No Brasil, nos locais onde o tempo não esteve nublado, logo pela manha o evento durou ate' aproximadamente 8h30, horário de Brasília), deu para ver uma mancha circular escura sobre o Sol, com um trigésimo do tamanho do disco solar.
O pessoal do Clube de Astronomia de São Gonçalo, aproveitou a ocasião para testar sua câmara CCD adaptada de uma WEB CAM, e obteve estas fotos de Vênus sobre o disco solar.

Soubemos mais tarde que poucos astrônomos no estado do Rio de Janeiro puderam observar o evento, e agradecemos mais uma vez a Deus por essa oportunidade única. A observação, no entanto, exigiu o uso de filtros, para reduzir o brilho ofuscante da estrela.

O fenômeno esteve visível para cinco em cada seis habitantes da Terra.

A próxima oportunidade para observar um transito de Vênus pelo Sol vai acontecer em 2012, mas não será' visível no Brasil. Depois disso, somente em 2117 e em 2125.
O fenômeno sempre se repete aos pares, a cada 122 anos.

IMPORTANTE: Nunca olhe diretamente para o Sol, isso pode causar cegueira irreversível.

Nos do Clube de Astronomia usamos o método de projeção e usamos um filtro especial no telescópio
para tirar as fotos.
<< Início // anterior >> // Página Inicial