Cometas
 
 

Os cometas são também membros do Sistema Solar, com suas orbitas elípticas extremamente alongadas, são provenientes da chamada nuvem de Ort que fica muito alem da orbita de Plutão. Os cientistas acreditam, que algum tipo de perturbação gravitacional faça com que os verdadeiros icebergs cósmicos iniciem sua trajetória em direção ao centro do sistema solar.

Durante quase toda a historia da humanidade, os cometas com suas caudas que se assemelham a uma cabeleira ao vento, motivo pelo qual ganhou o nome do grego cometa significa cabelo, foram recebidos com temor, como se algo de muito ruim estivesse para acontecer, hoje com o avanço do conhecimento científico, eles são esperados com ansiedade por astrônomos do mundo inteiro.

Os cometas são formados por um núcleo contendo partículas solidas envoltas por camadas de gases e gelo. Ao se aproximar do Sol o gelo começa a derreter soltando as partículas de gás e poeira que iluminadas pela luz e sopradas pelo vento solar dão origem a cabeleira e a cauda. Os cometas tem um período variável de 3 a algumas centenas de anos. Os mais conhecidos são, o cometa ENCKE, que se aproxima do sol a cada 3,3 anos, e o cometa de HALLEY que visita o sol a cada 76 anos aproximadamente. A primeira aparição registrada deste cometa foi a 240ac seu núcleo tem um tamanho estimado de 5km e a sua velocidade média é de 107.280km/h, o comprimento de sua calda no espaço pode chegar a 80 milhões de quilômetros . A ultima vez que o Halley apareceu foi em 1986 e infelizmente foi pouco visível da Terra, agora é esperado seu retorno para 2062.

 
<< Início // anterior >> // Página Inicial

 

</