Astronomia Amadora













Saiba o que é a Liga e tudo que aconteceu neste
memorável evento da Astronomia Brasileira.






Astrobiologia
Eventos
Sci-FI

Diversos




 

 


Clique aqui para entrar no grupo clube_de_astronomia_de_sg

Campanha de apoio ao Astronauta Brasileiro


Seja bem-vindo ao site oficial do
Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci
Travessa Bernardina, 133 - Neves - São Gonçalo - RJ
Tel.: (21) 99102-0202 - (21)2624-1925 - Milton Machado

Curta a nossa pág. no facebook!


Adotamos o nome de Leonardo Da Vinci em homenagem a este grande gênio e visionário,
não por seu caráter e conduta, mas sim por sua obra.
Exemplos a serem seguidos por todos aqueles que querem estar
anos-luz a frente do seu tempo


Belos Fenômenos Astronômicos poderão ser observados no céu noturno deste dia
27 de setembro de 2015, além da Super Lua, teremos um Eclipse Lunar Total!

De acordo com as efemérides astronômicas, além do fenômeno conhecido como Super Lua (momento em que ocorre a Lua cheia, estando ela em um ponto máximo de aproximação com a Terra fazendo com que o nosso belo satélite natural apareça notavelmente maior no céu), um eclipse lunar total irá ocorrer em 27 de Setembro de 2015, que será visível em algumas partes do mundo. No Brasil, o eclipse será visível em todo o nosso vasto território tendo seu inicio esperado para as 21h12min do dia 27(domingo) e término às 2hs e 22min da madrugada do dia 28 de setembro (segunda). O ponto de máxima obscuridade da Lua será alcançado às 23hs e 47min momento em que a lua estará totalmente dentro da sombra da terra. Neste ponto ela pode adquirir uma coloração avermelhada, o motivo pelo qual ficou popularmente conhecida como “Lua de Sangue”. Então, o termo Lua de Sangue se refere à tonalidade avermelhada que a Lua ganha em alguns Eclipses Lunares Totais (não em todos). Afirmamos que, o correto seria chamar um Eclipse Lunar Total de "Lua de Sangue" apenas se ele já aconteceu e se a Lua realmente ganhou a ilustre coloração avermelhada, porque não há como ter certeza se isso vai ou não acontecer. Então, vamos aguardar para ver se este será ou não uma Lua de Sangue.


Nossos antepassados, não tendo ainda um bom entendimento dos eventos celestes e da naturalidade de suas ocorrências, associavam os eclipses lunares e solares a profecias, mistificações diversas e também como presságio de desastres, assim como os cometas, outro dos grandes “vilões do céu”.


Hoje graças ao avanço da ciência e métodos de que a astronomia dispõe, podemos entender a naturalidade de todos estes fenômenos e ficarmos tranquilos para admirar toda a sua maravilhosa beleza.
Em todo o país, entidades ligadas à divulgação cientifica estão organizando a observação do fenômeno e vão oferecer a população local acesso a telescópios, lunetas e binóculos que serão usados para ver todos os detalhes do evento. Aqui em nossa Cidade, o Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo Da Vinci estará abrindo o seu observatório e colocando a disposição do público interessado, seu telescópio, binóculos e demais equipamentos para proporcionar ao visitante de forma gratuita, maior visibilidade e entendimento do grande espetáculo celeste que estará ocorrendo nesta noite. Só temos que torcer para que o céu esteja aberto (sem nuvens) para que tudo possa ser visto sem interferências.
O Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci, funciona no Centro Cultural Vila Lage na Travessa Bernardina, 133 – Neves – São Gonçalo e esta aberto à visitação todo sábado das 19hs às 22hs. No dia 27 de setembro (domingo) abrirá excepcionalmente para a observação do eclipse a partir das 19hs. A entrada é franca e maiores informações podem ser obtidas em nosso site www.clubedeastronomia.com.br ou pelos telefones 2624-1925 e 99102-0202.


Texto, Milton Machado.




Precisamos de sua ajuda para adquirir este equipamento!


Somente com este equipamento poderemos observar o Sol da forma como visto na imagem abaixo e realizar as nossas pesquisas encaminhando os jovens para a pesquisa do Clima Espacial.


Olá Amigos, estamos fazendo esta vaquinha para comprar o Telescópio Solar PST da Coronado e com ele realizar o Projeto de Observação Solar, Contagem de Manchas e Monitoramento da Atividade Solar junto aos alunos da rede Municipal, Estadual e Universidades locais. Ele também servirá para receber a visita de escolas durante o dia aqui na sede do Centro Cultural Vila Lage e Clube de Astronomia de São Gonçalo - Leonardo Da Vinci.
Precisamos da sua ajuda.
Obrigado por sua colaboração.


Clique na imagem para dar a sua contribuição!!!


Em 2011 estivemos na Praça Central do Caxias Shopping apresentando a nossa Exposição:
"Ao Infinito e Além!" nos dias 21, 22 e 23.

Assista ao vídeo!!!

 

Não perca este evento!

De 27 a 30 de outubro de 2011, nossa equipe esteve participando deste grande evento.
Veja o vídeo!!!

 

 


(Clique na foto para ver o vídeo)

O município de Campos recebeu esta semana as maiores autoridades da área da astronomia do Brasil e do exterior. A primeira mulher turista espacial, Anousheh Ansari; o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes; a maior referência na área de astronomia do Brasil, Ronaldo de Freitas Rogério Mourão; o presidente do Clube de Astronomia de Campos, Marcelo de Oliveira participaram nesta quarta-feira dia 10 do 1º Campeonato Brasileiro de Foguetes de Ar (garrafa pet).

O evento foi organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e patrocinado pela Prefeitura de Campos com o objetivo de promover encontro entre grandes personalidades da astronomia, alunos da rede pública, de programas federais, Clubes de Astronomia e despertar nos alunos o interesse pela astronomia.

O campeonato foi realizado com soltura de foguetes e as disputas foram divididas em duas categorias: maior precisão e altura. Os foguetes foram feitos com garrafas pet e as plataformas de lançamento com canos de pvc. Eles voavam com a utilização de uma bomba de bicicleta com propulsão de água e ar comprimidos. A disputa foi realizada entre os alunos da rede municipal, do Programa Nacional de Jovens e Adultos (Projovem), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Escola Estadual Oscar Batista de Cambuci, do Clube de Astronomia de São Gonçalo Leonardo Da Vinci, estudantes do Instituto Federal Fluminense entre outros.

- Eventos como esses são essenciais porque reúnem grandes celebridades com estudantes de várias idades, mostra aos alunos que a física dos livros está presente no dia a dia. Sem dúvida, esse evento marca uma geração e desperta nas crianças, jovens e adultos o interesse pela astronomia - , relatou Marcos Pontes. Uma equipe de estudantes da Escola Municipal Doutor Luiz Sobral ganhou primeiro lugar na soltura de foguetes mais distante na categoria ensino médio. Na categoria Livre, maior altitude, o Clube de Astronomia Leonardo Da Vince foi o primeiro colocado com um tempo de subida de aproximadamente 3 segundos. O Clube de São Gonçalo ficou também em segundo lugar na categoria maior precisão no lançamento ficando a apenas 7 metros do alvo, nesta categoria o primeiro lugar ficou com um estudante de física do Instituto Federal Fluminense.



Graça Costa Velho(Presidente do Centro Cultural Vila Lage), Milton Machado (Presidente do Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci),
Zito (Prefeito do Município de Duque de Caxias - RJ)


Nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2010, participamos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresentando a nossa Exposição Ao Infinito e Além na Praça do Pacificador no centro de Duque de Caxias das 09:00hs as 18:00hs. Todos estão convidados a assistir o vídeo é só clicar na foto!

OBS.: Esta bela Exposição de Astronomia e Astronáutica pode visitar sua cidade ou escola, entre em contato para verificar as possibilidades - (21)2624-1925 ou (21)9102-0202.

No dia 13 de outubro de 2010, foi lançada a pedra fundamental e iniciada a construção do nosso Observatório Astronômico que irá comportar em sua Cúpula Geodésica de 3 metros, o nosso telescópio Dobsoniano de
400 mm de abertura.

Esta grande obra esta sendo realizada em regime de mutirão, com a doação de material e mão de obra por parte de alguns sócios, que ao final da obra serão homenageados com uma placa comemorativa mencionando seus nomes e receberão também um certificado de participação.


O escritor Gonçalense, Rulien Dias de Castro foi o primeiro a doar material e mão de obra, seguido por outros que também serão
homenageados ao término da mesma.

Não fique fora desta! , entre em contato (astro@clubedeastronomia.com.br) e ajude a terminar esta obra histórica para o município de São Gonçalo e o nosso Clube.

Mini-curso de Introdução à Astronomia
e Prática de Utilização de Telescópios

Edição – 2010

Esta edição de formação básica introdutória, destina-se a utilizadores de telescópios com pouca experiência na prática de observação ou amadores que queiram saber mais sobre o Universo que nos rodeia.

Com uma duração total de 15hs, o Mini-curso inclui aulas teóricas, técnicas básicas e sessões práticas de observação.

No final do Mini-curso o estudante deverá ser capaz de adquirir, manusear, manter um pequeno telescópio e organizar sessões de observação do
Sol e do céu noturno.

O módulo teórico dará ao participante uma visão geral da Astronomia Moderna e permitirá estabelecer o caminho para o futuro aprofundamento em tópicos específicos.

As aulas ocorrerão todas as quintas-feiras, das 19hs às 22hs nas dependências do Centro Cultural Vila Lage.

Aula inaugural dia 7 de outubro às 19hs.

Material didático incluído.
Certificado de conclusão.

Será entregue um certificado de conclusão para os participantes que não ultrapassarem
50% de faltas e obtiverem nota igual ou superior a 6,0 na avaliação final.


Inscrições abertas: R$ 60,00 *
* (os sócios contribuintes terão direito a 50% de desconto)

Reserve já a sua vaga!


Coordenação: Milton Machado

Local:

Travessa Bernardina, 133 – Neves - São Gonçalo – RJ

Maiores informações:
www.centroculturalvilalage.com.br Tel.: 2624-1925
www.clubedeastronomia.com.br Tel.: 9102-0202


Em Abril de 2010 estamos participando de mais uma Campanha Mundial de Observação do Céu.
O Mês Global da Astronomia!!!



Nosso evento: A volta do “Senhor dos Anéis”.

Em Abril a grande estrela do céu é na verdade um planeta, Saturno uma das mais belas imagens quando
observado por um bom telescópio.
E é isto que estaremos mostrando ao público em geral que comparecer
nos dias 7, 9, 10, 14, 16, 28 e 30 deste mês no
Centro Cultural Vila Lage
Travessa Bernardina, 133 – Neves
Tel.:(21)2624-1925, das 19 as 22hs.

Coordenação: Milton Machado
Contato: 9102-0202



Buzz Aldrin e Milton Machado - Imagem central Buzz durante sua conferência no teatro - A direita, Marcelo de Oliveira (em pé) ,
Milton a frente, Buzz Aldrin e sua esposa na janela.

O astronauta Buzz Aldrin, da Apolo 11, o segundo homem a andar na Lua, esteve na cidade de Campos dos Goytacazes, com patrocínio da Lego, pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, a apoio do Consulado Americano RJ, Astronomos Sem Fronteiras entre outros, na comemoração dos 40 anos da missão Apolo 11, nos dias 17 e 18 de novembro de 2009. Coordenação de Marcelo de Oliveira Souza. Também apoiamos e estivemos presentes ao evento. Por: Marcomede Rangel Nunes.


No dia 23/10/2009 das 18:00 às 23:30, realizaremos a observação do céu direcionada a Júpiter e a Lua, Exibição do vídeo sobre a vida de Galileu Galilei, Exposição Paisagens Cósmicas, Exposição Ao Infinito e Além, com música ao vivo: Teclado e voz de Milton Machado. Este evento também é comemorativo do aniversário do Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo Da Vinci que foi fundado em 23/10/1986. Nesta ocasião os observadores do céu interessados, terão a possibilidade de fotografar a região da Lua que desejar e adicionada do logo do evento, enviar para seu e-mail para posterior impressão e recordação, eternizando assim este memorável evento da astronomia.

Após alguns meses fechados para obras, voltamos a funcionar neste dia 15 de agosto de 2009
com muita novidade para você e sua família !
A festa de reabertura do Centro Cultural Vila Lage e do Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo Da Vinci
marca o início de uma nova página na história da Astronomia e da Cultura Gonçalense.



O Centro Cultural Vila Lage e o Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo Da Vinci
estão de portas abertas, na Travessa Bernardina, 133 - Neves - São Gonçalo,
todos os Sábados das 19hs as 22hs para receber o publico em geral.

Os visitantes podem ver a Exposição em cartaz e ainda os interessados em astronomia, podem fazer a
observação do céu através do telescópio, assistir a documentários sobre astronomia e etc.

Todas as atividades são gratuitas. Maiores informações 2624-1925.
www.centroculturalvilalage.com.br


Em comemoração aos 119 anos de emancipação do Município de São Gonçalo, foi realizado, esta terça-feira dia 22 de setembro o tradicional desfile cívico militar, com um publico estimado pela PM em mais de 30.000 expectadores. O Clube de Astronomia de São Gonçalo Leonardo Da Vinci e o Centro Cultural Vila Lage, desfilaram junto as secretarias de Cultura e Turismo no centro da cidade e representaram de forma simples, alegre e descontraída a Astronomia gonçalense, a OBA e o Ano Internacional da Astronomia 2009.
Notícias
Fórum
- Fórum sobre astronomia (Participe)
Pesquisas
- História do Meteorito Bendegó
Eventos

Nos dias 17,18,19 e 20 de abril de 2009, nós do Clube de Astronomia de São Gonçalo – Leonardo da Vinci e do Centro Cultural Vila Lage, participamos do 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica na Cidade de Campos
dos Goytacazes realizado em sua maior parte no Instituto Federal Fluminense.

Durante o evento tivemos a honra de receber em nossa exposição, Ao Infinito e Alem a visita do Astronauta Brasileiro Marcos César Pontes, a Astronauta Iraniana Anousheh Ansari entre outras figuras ilustres que prestigiaram
o evento que teve também grande cobertura da mídia local.

Foto:Milton Machado Presidente do Clube de Astronomia de São Gonçalo - Leonardo Da Vinci e A Astronauta Iraniana Anousheh Ansari Primeira mulher a visitar (como turista espacial) a estação espacial ISS e idealizadora do Prêmio-X
- VII Encontro da Liga de Astronomia de 07 a 09 de Dezembro de 2007
- Transito de Vênus observado em nosso Clube São Gonçalo
- Observação do Eclipse Solar de 22/09/2006 no SESC em São Gonçalo - RJ
- Observação do Eclipse Lunar de 03/03/2007 em São Gonçalo - RJ
- O que observar no céu esta semana ? - Supernovas -
Novidades
- Em novembro de 2008 com o objetivo de divulgar a astronomia e popularizar os Clubes de Astronomia, iniciamos a produção de nosso primeiro documentário, intitulado A Revolução Dos Astros, o curta metragem é um convite dos Clubes de Astronomia.

1º DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO DE ASTRONOMIA FEITO EM SÃO GONÇALO!
A REVOLUÇÃO DOS ASTROS Direção e produção: Milton Machado - Estamos concorrendo! 3º Festival de Cine e Vídeo Científico do Mercosul CINECIEN - Em Buenos Aires.

Veja o trailer . . . . ... . . . -

- Em agosto de 2008, iniciamos nossas pesquisas e construímos nossa primeira plataforma de lançamento de foguetes movidos à água, no dia 31 de agosto de 2008 realizamos na cidade de São Gonçalo nosso primeiro lançamento de foguete de garrafa pet com pára-quedas acoplado para resgate. Status da Missão sucesso! Parabéns aos membros do Clube por mais esta conquista.
- História Oficial da NASA
- Exibição de vídeo e observação do céu: Nesta quarta feira as 19:00h

- Finalmente você pode se sentir como um verdadeiro Astronauta. Orbiter Space Flyght Simulator um fantástico Simulador de Vôo Grátis para você!.

Patrocinadores e Parcerias
- Participe - Para que o Clube possa continuar trabalhando

Academia da Frota Estelar do Rio de Janeiro - Fã Clube Star Trek
Divulgando a ciência e fazendo Amigos através da Ficção Cientifica.

MÚSICA INSPIRADA NA CIÊNCIA DAS ESTRELAS - 13/02/2007


Projeto UNAWE

Google
 
Você é o nosso
º Visitante.
 
Rio de Janeiro - 2010
Inscreva-se
Clique na imagem para mais detalhes
 
 

(posição em tempo real)

 


 

 


 


Participe