Projeto S.E.T.I.
(Busca por Vida Inteligente Extraterrestre)

O SETI é um projeto que busca sinais de radio emitidos do espaço por qualquer tipo de inteligencia usando o radiotelescópio de Arecibo, o maior do mundo, localizado em Porto Rico.

O observatório de Arecibo(rádio telescópio), faz parte do Centro Nacional de Astronomia e Ionosfera (NAIC), um centro de investigação nacional, operado pela a Universidade de Cornell, em acordo cooperativo com a Fundação Nacional de Ciências (NSF). A NSF é uma agência federal independente, cujo objetivo é promover o progresso da ciência e a engenharia nos Estados Unidos.

O observatório opera, 24 horas todos os dias. Todos os resultados de investigação são publicados na literatura científica, a qual está acessível ao público.

Por ser o maior radiotelescópio de uma só parabólica do mundo, o observatório é reconhecido como um dos centros nacionais de investigação mais importantes na área da radioastronomia, astronomia planetária e de estudos atmosféricos. As facilidades do Observatório de Arecibo estão disponíveis para seu uso, em una base de igualdade competitiva para os cientistas de todas as partes do mundo. O tempo de observação é concedido baseando-se nas investigações mais promissoras; aprovadas por um grupo de avaliadores independentes que revisão as propostas que são enviadas ao Observatório pelos cientistas que estão interessados no seu uso.

Foi idealizado pelo professor William E. Gordon, da Universidade de Cornell. Foi inaugurado em 1 de novembro de 1963.

Seu refletor tem 305 m. e foi construído utilizando-se a própria geometria do local.

Objetivo: Captar sinais de rádio originados por civilizações extraterrestres inteligentes.

• Dados históricos relativos a Rádio Astronomia:

• 1932 - Karl Guthe Jansky, um engeiheiro norte-americano, descobriu acidentalmente um sinal de rádio oriundo da constelação de Sagitário, um ruído parecido com uma estática.

Cocconi e Morrison "Searching for interestelar Communications", Nature 184(4960):844-846, Sep. 19, 1959. - Nesse artigo pela primeira vez foi sugerida a frequência de 1,4 GHz para se procurar os sinais.

• A primeira busca por sinais de vida inteligente foi realizada por Frank Drake, que apontou o radiotelescópio para duas estrelas vizinhas do nosso sistema estelar: Episilon Eridani e Tau Ceti. De Episilon Eridani só foi captado ruído. De Tau Ceti, porém, receberam um sinal modulado de aparente origem extraterrestre. Porém, constatou-se mais tarde que o sinal captado nada mais era do que uma interferência causada por uma cidade próxima.

• A EQUAÇÃO DE DRAKE

A Equação de Drake fornece uma estimativa do número de civilações inteligentes existentes na galáxia.

N = R.fp.ne.fv.fi.fc.L

Onde:

N = Número de civilizações inteligentes na galáxia.
    R = Taxa média de formação de estrelas na Galáxia em número de estrelas por ano. Valor típico: 20
    fp= Fração de estrelas que fornecem condições para surgimento de vida.
    ne= Número médio de planetas, em um certo sistema planetário, onde a vida é possível.
    fv= Fração dos planetas onde a vida é possível e nos quais ela surge de fato .
    fi= Fração dos planetas nos quais surge uma forma de vida inteligente.
    fc= Fração dos planetas com espécies capazes e desejosas de se comunicarem com outras civilizações.
    L = Duração média da fase comunicativa.

• Em 1971, vinte e quatro cientistas liderados por Bernard Oliver se reuniram para estudar uma forma de detecção de vida inteligente extraterrestre. O relatório surgido desse encontro caracterizou-se no Projeto Cyclops, que em sua fase final teria um conjunto de mil radiotelescópios com cem metros de diâmetro cada um, dispostos em forma de um círculo de 15 Km de diâmetro. O alto custo, que em dinheiro de hoje seria superior a 5 bilhões de dólares, inviabilizou o projeto.

Water Hole - 1,4-1,7 Hz (Buraco dágua)

H -> 1,4 GHz

OH -> 1,7 GHz

Existem 30 milhões de canais de 10 Hz no Water Hole!

Para analisar vários canais ao mesmo tempo: Analisador de Espectro Multicanal (equipamento caríssimo).

1980 - Amdurecimento da SETI devido aos avanços revolucionários em microeletrônica e processamento de dados.

• Cientistas assinam um documento, idealizado por Carl Sagan, sobre a importância de se detectar sinais de origem extraterrestre. Signatários: Stephen Hawking, Fred Hoyle, Linnus Pauling, Edward Purcell, Grote Rebes, Roald Sagdeev, Kip Thorne e outros.

1985 - The Planetary Society - Projeto META - Substituído pelo Projeto BETA em 1995.

1992 (outubro 12) - HRMS High Resolution Microwave Survey - NASA
    Radiotelescópios de 43, 64, 70 e 305 metros. Varreduras "target" e "all sky". Em 1993, verba cortada pelo congresso.

• Até hoje foram captados 37 sinais que não foram explicados. Entre eles, o famoso sinal Wow!, captado em 1977 em Ohio, pelo radiotelescópio "Big Ear

Projeto SETI AT HOME

Participe desta fantástica busca de vida extraterrestre, permitindo que seu computador utilize o tempo
ocioso para analisar dados recolhidos pelo radio telescópio de Arecibo.
O programa Seti at Home, comta com a colaboração de milhares de pessoas no mundo inteiro.

Visite a Home Page do SETI e baixe este screen saver que pode tornar você conhecido no mundo inteiro, como descobridor de vida extraterrestre!!!!

Não seja enganado!