Sol - Mercúrio - Vênus - Terra - Marte - Jupiter - Saturno -Urano - Netuno - Plutão
 
O Sistema Solar
 

O Sistema Solar foi a bilhões de anos atras uma grande nuvem de gás que se estendia por um milhão e meio de milhões de quilômetros em todas as direções. Ha cerca de cinco mil milhões de anos, uma estrela explodiu e transmitiu ondas de choque para a nuvem. A nuvem transformou-se então num grande disco que girava em turbilhão. Passados cerca de cem milhões de anos formou-se no centro deste disco uma grande bola de gás, um reator nuclear que é na verdade uma estrela, o nosso Sol.

Partículas de rochas, gelo e gases do resto do disco juntaram-se em pedaços cada vez maiores até se transformarem em planetas giratórios. Os menores e rochosos planetas formaram-se perto do Sol, enquanto os grandes planetas de gás iam se formando a uma distância muito maior. Cada um dos planetas do nosso Sistema Solar gira em torno de si mesmo segundo uma linha imaginária a que se dá o nome de eixo. Ao mesmo tempo, a força de gravidade do Sol mantém cada planeta dentro de uma trajetória oval chamada órbita.

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, são planetas rochosos e pequenos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são grandes bolas de gás, líquidos e gelo. Plutão é um planeta gelado com cerca de 1/5 de diâmetro da Terra Júpiter tem 11 vezes o diâmetro da Terra.

 
<< Início // anterior >> // Página Inicial