A s t r o n o m i a |
|
A Albedo: é a relação existente entre a luz recebida e refletida de um planeta, satélite etc... Ex; o albedo de Vênus é de 76%, ou seja, reflete muita luz, por este motivo ele pode ser observado no final da tarde, já a lua tem um albedo menor cerca de 6% apenas. Afélio : corresponde ao maior distanciamento de um corpo, como a Terra orbitando o Sol. Ano- Luz: é a distância percorrida pela luz no período de um ano, com uma velocidade de 300.000 Km/s, que corresponde a 9,500 bilhões de Kms. Apex: esfera celeste para onde se dirige o sistema solar, à cerca de 20 Km/s Apogeu: trata-se do maior afastamento de um corpo celeste ( planeta, lua etc ) em relação a Terra, é o oposto de perigeu, que significa menor afastamento. Astrolábio: é o instrumento astronômico usado para medir a altura de um astro acima da linha do horizonte. B Buraco Negro- Local no espaço onde uma estrela super massiva implodiu, deixando para traz a sua colossal força de gravidade. Ponto de onde nem mesmo a luz consegue escapar.
Cefeida: estrela variável, expansão e contração Conjunção:é a aproximação aparente entre planeta e luas. Coroa solar: é a região externa do Sol, que nos fica visivel durante os eclipses solares, possui temperaturas extremas da ordem de 2 milhões de graus centígrados. D Diafragma: redução da abertura óptica p/ corrigir aberrações. E Eclíptica: é o plano onde orbitam a Terra e os outros planetas ao redor do Sol Equador: é a faixa que corta a Terra ao meio, latitude zero Equatorial, montagem: tipo de montagem de um telescópio onde o eixo se encontra igual a latitude do local Equinócio:é quando o Sol atravessa o equador celeste, mudando radicalmente de um lado para o outro do céu
Fácula: fato que ocorre na fotosfera do Sol, indicando que a formação de futuras manchas solares FLT: sigla de Fenômeno Lunar Transiente, são fenômenos que ocorrem na superfície da Lua alterando a cor do solo.
Libração:é um movimento da Lua que permite observar parte de sua região oculta, devido a latitude e longitude.
Magnitude: é o índice de intensidade do brilho de um astro. Messier: Catálogo de objetos Messier, organizado por C. Messier que contem 110 objetos numerados de M1 a M110 Meteoro: Fenômeno altamente luminoso, ocorrido devido ao atrito total ocorrido por partículas vindas do espaço que, ao se chocar com a atmosfera, são destruídos. Montagem: é uma estrutura dada a um telescópio, que auxilia o observador a acompanhar os astros, podendo ser equatorial ou azimutal
Supernova: alteração radical do brilho de uma estrela (Estagio final da vida de uma estrela gigante)
O Ocular: é a lente colocada no prisma do telescópio, ou diretamente no tubo afim de aumentar o tamanho do objeto que esta sendo observado. Ocultação:quando um astro oculta o outro, fato que ocorre muito nas observações de Júpiter, quando umas das luas galileanas são ocultadas pelo planeta, tam- bém quando a nossa Lua oculta um planeta.
Parsec: medida que eqüivale à 3.26 anos-luz ou 40 trilhões de kms Pascal: unidade de força Prisma: objeto triângular colocado no tubo de um telescópio R Radiação: emissão de raios, como ultravioletas Roche, limite de: quando um satélite ultrapassa uma distância de 2,5x o raio do planeta que orbita, isto ocorrendo, ocorrerá sua destruição.
Saros: trata-se de um período de 18 anos onde existirão 43 eclipses. V Variável: como o nome já diz, é uma estrela que apresenta mudanças bruscas no seu brilho, ou magnitude.
Z Zênite: Ponto da esfera celeste cortado pela vertical de um lugar (o ponto mais elevado) Zodíaco: Faixa no céu onde se distribuem as constelações zodiacais Ex. Escorpião, Virgem, Câncer... |
|
|