Biografias

CARL SAGAN - 1934 - 1996

Um dos astrônomos mais conceituados de todos os tempos, e sem dúvida, o maior divulgador da ciência na atualidade. Ele foi o cientista que mais trabalhou na busca de inteligência extraterrestre ou um contato interplanetário.

CARL SAGAN desempenhou papel influente no programa espacial norte-americano desde o seu início. Consultor e conselheiro da NASA desde os anos 50, deu instruções para os astronautas da APOLLO antes de seus vôos à Lua e foi um dos orientadores das esperências nas expedições das naves MARINERS, VIKING, VOYAGER E GALILEO aos planetas, inclusive na primeira missão planetária bem-sucedida, a MARINER 2.
Ajudou a decifrar os mistérios da alta temperatura de VÊNUS ( um enorme efeito estufa ), as mudanças sazonais em Marte ( poeira soprada pelos ventos ) e a neblina vermelha de Titã ( molécula orgânicas complexas )

Foi um pioneiro na compreensão das consequências globais da guerra nuclear, nas missões à procura de vida em outros planetas, na caça a sinais de rádio de civilizações distantes no espaço e nos estudos, em laboratório, sobre os passos que levam à origem da vida.

Por seus trabalhos, dr. Sagan recebeu as medalhas da NASA para Realização Científica Extraordinária e ( duas vezes ) para Eminente Serviço Público, bem como Prêmio de Realização APOLLO da NASA.

O asteróide 2709SAGAN tem este nome em sua homenagem. Ele também recebeu o Prêmio Astronáutica Jonh F.Kennedy da Sociedade Astronáutica Norte-Americana, o Prêmio do 75 Aniversário do Clube dos Exploradores, a Medalha Tsiolkovsky da Federação Cosmonáutica Soviética, o Prêmio Masursky da Sociedade Astronômica Norte-Americana(" por suas extraordinárias contribuições ao desenvolvimento da ciência planetária") e, em 1994, a Medalha de Beneficiência Pública, o mais alto prêmio da Academia Nacional de Ciências( por suas "notáveis contribuições para a aplicação da ciência ao bem-estar público...Ninguém jamais conseguiu transmitir a admiração,a emoção e a alegria da ciência a tantas pessoas quanto Carl Sagan e poucos com tanta maestria...Sua capacidade de cativar a imaginação de milhões e de explicar conceitos difíceis em termos compreensíveis é uma realização magnífica".)

Tendo recebido o Prêmio Pulitzer, dr Sagan é autor de muitos best-sellers, inclusive COSMOS, que se tornou o livro de ciência mais lido já publicado na língua inglesa. A série de televisão que acompanha essa obra recebeu os prêmios Emmy e Peabody e já foi vista por mais de 500 milhõs de pessoas em sessenta países.Dr Sagan foi professor David Duncan de Astronomia e Ciências Espaciais e diretor do Laboratório para Estudos Planetários na Cornell University; eminente cientista visitante do JPL; e co-fundador e presidente de A Sociedade Planetária, o maior grupo, no mundo, consagrado ao espaço.

"Com suas revelações sobre um pequenino mundo embelezado pela música e pelo amor, a nave Voyager já saiu do sistema solar e se dirige ao mar aberto do espaço interestelar. A uma velocidade de 70 mil quilômetros por hora, projeta-se em direção às estrelas e a um destino com o qual só podemos sonhar. Estou cercada por pacotes do correio, cartas de pessoas de todo o planeta que lamentam a perda de Carl. Muitos lhe dão o crédito por tê-los despertado. Alguns dizem que o exemplo de Carl os inspirou a trabalhar pela ciência e pela razão contra as forças das superstição e do fundamentalismo. Esses pensamentos me consolam e me resgatam de minha dor. Permitem que eu sinta, sem recorrer ao sobrenatural, que Carl vive."

Ann Druyan, esposa de Carl Sagan.

<< Início // anterior >> // Página Inicial